Novos talentos

A descoberta de novos talentos como motor da renovação cultural

Você já teve a percepção de que, a cada nova descoberta artística, a cultura a sua volta é renovada? Ou ainda que, os elementos culturais e artísticos da sua época de infância agora parecem ultrapassados diante da sociedade moderna?

De qualquer forma, são muitos os elementos que influenciam na renovação cultural de tempos em tempos.

Podemos notar essas características nas músicas, nos filmes, nas peças teatrais, nos programas de televisão, nas pinturas, na moda e até mesmo na alimentação.

Tudo que é visto dentro de uma cultura tende a ser renovado com o passar do tempo. E quando o assunto é a arte, essa renovação tem como motor a descoberta de novos talentos.

A descoberta de novos talentos

Descobrir novos talentos é o mesmo que adequar o momento atual à determinada representação artística.

Por exemplo, a cantora Anitta é bem conhecida atualmente, mas será que ela teria a mesma fama se fosse descoberta nos anos 60, quando havia um maior preconceito sobre as mulheres daquela época?

Ou será que a cantora teria sido capaz de proporcionar a mudança na forma como a mulher era vista naquela época com sua representatividade na música e na dança?

Essa é uma reflexão bem complexa que mostra o quanto uma sociedade, cultura e até mesmo preconceito pode ser influenciado pela descoberta de novos talentos.

É certo afirmar que, para se tornar um sucesso culturalmente, é preciso um amadurecimento da mentalidade da sociedade. Afinal, tanto a sociedade quanto o talento em si precisam estar em harmonia para que haja a renovação cultural.

Exemplos de renovação cultural por meio de novos talentos

Existem muitos exemplos de como culturas foram e são renovadas o tempo todo a cada novo talento descoberto.

A onda da vez, entre os adolescentes e público jovem do Brasil, são os grupos de música coreanos. Isso tem trazido maior visibilidade para os povos asiáticos, por exemplo.

Outro motor de renovação cultural, de alguns anos atrás, foi a expansão do rap no Brasil. Antes dos anos 2000, as músicas de rap eram ouvidas apenas nas comunidades, entre os mais pobres.

Agora, esse estilo musical já chegou a diversos lugares do país, inclusive nas classes mais altas.

São muitos os exemplos de como a cultura é renovada pouco a pouco, considerando novos talentos que são inseridos no meio artístico. E isso vale para os filmes, peças teatrais, séries de televisão, música, moda e muito mais.

Perceba o quanto um novo talento artístico pode contribuir para a transformação da moda em determinado público, ou como as pessoas representadas por uma cultura podem ganhar visibilidade com um novo talento na sociedade.

Essas são algumas das renovações culturais a partir de um novo talento.

A importância da renovação cultural

A sociedade está constantemente se renovando, com a descoberta de novas tecnologias, estudos e de conceitos que trazem elementos novos para as pessoas. Logo, a cultura não poderia ficar de fora e está constantemente se renovando.

Nem sempre a renovação cultural significa que há inclusão social ou quebra de preconceitos.

Na verdade, a renovação da cultura é um reflexo de como a sociedade se comporta naquele momento, quais são os elementos mais atrativos, o que influencia as pessoas, e outras coisas.

Contudo, também é importante considerar que em uma cultura renovada é mais fácil quebrar preconceitos, levar conhecimento, aceitar o novo, estar aberto à modernidade e acompanhar as tecnologias e tendências para o futuro.

Portanto, a descoberta de novos talentos anda lado a lado com a renovação cultural. De qualquer forma, ambos estão relacionados com o momento presente em que vivemos e permitem a transformação cultural de uma sociedade.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.